Sites Grátis no Comunidades.net

Rating: 2.8/5 (26 votos)



ONLINE
1




Partilhe este Site...

Se você gostou do SITE
Responda em nosso Livro de Visitas
 
 
Pode também entrar em contato  nas páginas (Facebook)
https://www.facebook.com/pages/TUCaboclo-Cobra-Coral-e-Mamãe-Oxum/440876855965077?sk=photos_stream
 
CONTATOS,para grupos de Estudo
e Palestras.
Saudações Umbandistas 
     
                                AXÉ!!
 
    Pedidos de Oração
 
    
            
 
   
               
https://www.facebook.com/maealicedoxum
 
 
 
 
        Cacique Cobra Coral
 
 
 
  




Velas na Umbanda
Velas na Umbanda

 



O PODER E A RAZÃO DAS VELAS

 A Vela é o maior elemento e instrumento mágico presente na Umbanda. Praticamente nenhum trabalho é realizado sem a presença de pelo menos uma vela.

A vela sintetiza os quatros elementos com destaque para o fogo e a terra. Em geral, as velas são produzidas pela parafina que é um derivado do petróleo, que nada mais é do que elementos orgânicos em milhares de anos acumulados e decompostos. Há algumas velas que são produzidas por cera, seja cera de carnaúba (uma árvore, palmeira, do Nordeste), ou cera de abelha. As duas também são produtos orgânicos.

A principal intenção de uma vela é a iluminação, o caminho de luz. É a chama de uma vela que simboliza a presença da energia iluminada, a representação da energia que a entidade ou que nós estamos querendo trazer.

Além disso, a vela é um elo, uma ligação entre aquele que está pedindo, aquele a quem o pedido é destinado Orixá, Deus, entidade, e aquele para quem o pedido é, podendo ser a própria pessoa ou seu familiar, amigo, etc., ou seja, o destinatário do pedido. Por isso a importância da atenção e da concentração no momento de acendermos uma vela.

A vela pela própria ação do fogo simboliza a magia: a terra sob a ação do fogo se transforma em ar e água.

O número das velas pode representar inúmeras situações. Desde a diferença entre questões matérias e espirituais, até a própria simbologia humana. Em geral utilizamos 7 velas, para que aquela ação, aquele pedido, aquele agradecimento entoem nas 7 linhas, nas sete emanações de Deus-uno onde tudo está concentrado.

E assim por diante.

As cores das velas têm como significado principal a vibração original dos Oixás, assim verde para Oxossi, amarelo para Oxum, etc. Mas em determinados trabalhos as cores podem significar ouro, vida, paz, etc. E mesmo assim mantém em si a força do Oixá regente daquela cor.

Temos que lembrar também que a ação de uma vela poderá ser ainda a consumação de determinada energia, a transmutação daquele estado em luz e calor. A Vela poderá ainda ser uma força de encaminhamento, de fluxo energético para resgatar e encaminhar espíritos. Poderá, também, ofuscar, destruir, intimidar espíritos malfazejos para que percebam a energia do amor e da luz Dvina.

Isso estamos falando da vela, mas em geral há uma composição entre vela, fumo, comida, bebida, ponto riscado, etc. A união desses elementos produzirá uma variante de significados e de poderes amplos.



 

Velas quebradas e usadas

 

 

Nos trabalhos de Umbanda existe uma grande preocupação com o uso de velas virgens ou que não estejam quebradas.
 
A principio pensei tratar-se de mera superstição, mas depois compreendi que a vela virgem estava isenta da magnetização de uma vela usada anteriormente, evitando assim um choque de energias, que geralmente anula o efeito do trabalho de magia.
 

Na vela quebrada, existe a interrupção da seqüência que a queima da mesma representa.


 


FÓSFORO OU ISQUEIRO

 


Em muitos Terreiros existe uma recomendação para só se acenderem velas com palitos de fósforos, evitando acendê-las com isqueiro ou em outra vela acesa.Normalmente, os Terreiros fazem uso de pólvora, chamada de fundanga, nos trabalhos de descarrego. O enxofre que a pólvora contém também está presente nos palitos de fósforo. Ao entrar em combustão, a chama repentina, dentro de um ambiente místico, provoca uma reação psicológica muito eficiente, além de alterar momentaneamente a atmosfera ao seu redor, devido à sua composição química, em contato com o ar. A mente do médium capta essas vibrações, que funciona como um comando mental, autorizando-a a aumentar seu próprio campo vibratório, promovendo desta forma uma limpeza psíquica no ambiente. Outra questão a ser lembrada é que a combustão do fósforo é mais forte e alta do que a combustão do isqueiro, assim a um choque energético maior.
 
 
Passe o mouse sobre as velas
 
 
            Vela Branca- Oxalá, Médicos, Linha do Oriente, Anjo da Guarda, pode ser usada para qualquer fim.Vela Azul Clara- Iemanjá. Linha das águas, Alguns Guerreiros da linha de Ogum (Beira-mar, Sete-ondas), algumas crianças,Marinheiros,também é usada para acalmar uma situação.Vela Rosa- Ibeji, esta cor é usada para um pedido de cura, ou para algum trabalho para uma criança encarnada.Vela Verde- Oxossí, todos os Caboclos, esta vela é usada também para um pedido de aumento da capacidade da pessoa ou sabedoria.Vela Vermelha- Ogum, Exus, Pomba-Giras, e em alguns casos Xangô como ponte ao elemento fogo. Esta vela também é um pedido para trabalho, abertura dos caminhos, e agitação de alguma situação.Vela Roxa- Obaluaye, Linha da Cura, alguns pretos-velhos, esta vela émuito usada para um pedido de cura, contra pestes e doenças. O Lilás é usado para Nanã.Vela Marrom- Xangô, Baianos, é usada para um pedido de justiça.Vela Amarela- Oxum, ,alguns Baianos, pretos-velhos, é uma vela para iluminar o ambiente, alguns usam para a linha do Orinte também.Vela Azul Escuro- Iemanja alguns guerreiros de Ogum, serve para pedidos no lado amoroso. Vela Laranja- Iansã, alguns Boiadeiros e Baianos usam essa cor. Vela Preta- Omulu, alguns Exus das almas (  Exu Morcego,Táta Caveira, Sete Sombras, Exu do Lodo...), esta vela usa-se para a tranformação de uma situação.Vela Dourada- Ciganos ,Linha da Cura ligada a Oxalá
 
 
                                        
 
 
 
                                                  
Vela Bicolor- São usadas como um pedido que tem duas fases, ou para entidades com linhas cruzadas.
Algumas entidades usam velas de cores correspondentes ao Orixá que ela trabalham, por exemplo o Caboclo Rompe-Mato, pode usar vela verde, como a vela vermelha, por trebalhar com o orixá Ogum. Exu e pomba gira, preto velhos,....